domingo, 16 de fevereiro de 2014

E falando de arte visual...




Adaptando um celebre verso atrevo-me a dizer:

E o que é que a analise tem?
Que mesmo não sabendo nada de um quadro
Ele continua a fazer-nos sentir bem...

Neste caso "sentir bem" não se aplicará mas serve de mote à minha reflexão.

Tenho de concordar que é importante, senão fundamental, ensinar a olhar, a ver e a interpretar quando as palavras não existem e quando tudo o que fica são imagens. Num mundo altamente visual estas competências têm de ser adquiridas e treinadas.

Porém, também sabe bem apreciar só pelo prazer do que determinada imagem nos faz sentir, sem a contextualizar, sem nos demorarmos com a análise do traço ou da cor, sem tentarmos perceber o que nos quis o autor transmitir...

Van Gogh tem esse efeito em mim, conheci o seu trabalho numa aula de inglês há muitos anos atrás, na altura fomos convidados a descrever o quarto que este artista pintou  e depressa me apaixonei pelos traços.

Se não tiverem tempo para analisar pelo menos olhem e apreciem o que vos surge à frente, parar e olhar é o primeiro passo. Não fiquem indiferentes, não se abstenham,...

E porque vale a pena, percam tempo e analisem, escolham  o método que lhes parecer mais adequado, com o qual se sentirem mais à vontade mas estudem e analisem, vejam mais do que o que fica com o primeiro olhar, a primeira impressão.

Sem comentários:

Enviar um comentário